Nomofobia
Você está dependente do seu celular?
Por Fernando Meinberg Mauad dia em Dicas
A dependência de celular tem sido um tema recorrente na mídia nos últimos anos. O comportamento manifestado pela dependência do celular foi recentemente nomeado como Nomofobia (do inglês, no mobile phone), e o termo se refere ao desconforto apresentado por indivíduos quando estão sem contato com seus aparelhos, o que se deve ao medo de se tornarem "tecnologicamente incomunicáveis".
A força dessa ligação é tão grande que algumas pessoas, quando longe do aparelho, manifestam muita ansiedade e mal estar; outras chegam a apresentar um sintoma chamado "toque fantasma" (dizem que ouviram seu celular tocar ou vibrar sem que isto tenha ocorrido de fato).
Se você ficou curioso para saber se está dependente, veja alguns critérios que usamos para diagnosticar um possível problema:
✔O uso do telefone domina os pensamentos e os comportamentos de uma pessoa, ou seja, ela sempre pensa e faz coisas com a possibilidade de usar o celular;
✔Alteração de humor: quando o indivíduo utiliza o celular, experimenta uma sensação de prazer, euforia ou alívio;
✔Sintomas de abstinência: grande desconforto se privado do uso do aparelho;
✔Conflito com pessoas próximas, gerando problemas no cotidiano;
✔Recaída: quando o indivíduo apresenta tentativas mal sucedidas de diminuir o uso e volta a usá-lo, por vezes, com maior intensidade.
Nas escolas, são inúmeros os problemas vivenciados por professores e diretores em sua tentativa de controlar ou regular o uso.
Enfim, a tecnologia é ótima, desde que seja usada de maneira razoável. Experimente realizar detox digital intermitente.
Dúvidas? Procure sempre um médico especialista.